Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologia da Cachaça de Alambique

Escrito por Geral | Publicado: Segunda, 30 Agosto 2021 12:15 | Acessos: 854

Com a crescente importância e participação na economia do país, o agronegócio da cachaça vem conquistando espaço tanto no mercado interno quanto no externo, sendo hoje a segunda bebida mais consumida no Brasil. Assim, com a demanda em alta, este é o momento de se especializar.

QUER CONHECER O CURSO E RECEBER FORMAÇÃO SOBRE O TEMA? DESCUBRA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE CURSO

O curso concilia a teoria e a prática que propicia o aperfeiçoamento técnico dos profissionais contemplando toda cadeia produtiva da cachaça de alambique, mais especificamente você será capacitado no entendimento de técnicas aprimoradas relacionadas ao cultivo da cana-de-açúcar, processo fermentativo, destilação e envelhecimento e sua relação com a qualidade química e sensorial da bebida. Além disto, o curso aborda os aspectos legais relacionados a produção e comercialização do produto acabado e fomentar a inovação no setor produtivo contemplando as possibilidades de desenvolvimento de novos produtos.

O curso será na modalidade semipresencial, com ensino a distância (EaD) e encontros presenciais, contemplando aulas práticas sobre processo fermentativo, análise físico-química e cromatográfica da bebida, análise sensorial, além de visitas técnicas de campo e indústrias, para maior interação entre docentes e discentes.

 

NO FIM DO CURSO, O PROFISSIONAL SERÁ CAPAZ DE:

  • explorar economicamente a cultura da cana-de-açúcar para a produção de cachaça;
  • elaborar projetos economicamente viáveis necessários à implantação de um alambique para a produção de cachaça;
  • gerenciar todo o processamento da produção de cachaça;
  • identificar e controlar os pontos críticos do processo de fabricação de cachaça;
  • planejar o destino adequado dos resíduos industriais em consonância com a legislação vigente;
  • aplicar as boas práticas de fabricação da cachaça de alambique;
  • aplicar técnicas mercadológicas para a distribuição e comercialização de cachaça.

 

A QUEM SE DESTINA:Profissionais, pesquisadores e produtores com conhecimento básico de produção de cachaça e que queiram se especializar em produção de cachaça com qualidade, objetivando aplicação no contexto acadêmico, profissional e industrial.

 

COMO FUNCIONA:

O curso será na modalidade semipresencial. No ensino a distância (EaD) os conteúdos serão disponibilizados em formato pdf (guias de estudos, artigos, etc.) e videoaulas de forma semanal, via ambiente virtual de aprendizagem. Todas as disciplinas contarão com a mediação e acompanhamento de um tutor que ficará responsável por sanar dúvidas, corrigir atividades e lançar notas.

O curso contemplará dois encontros presenciais de 5 dias cada, envolvendo a exposição direta do assunto pelos docentes, utilizando recursos áudio visuais diversos (quadro-negro e projetor multimídia) e com visitas técnicas de campo referentes às algumas disciplinas específicas, além da ministração de aulas práticas de laboratórios. A partir do segundo encontro os discentes poderão apresentar o trabalho final, em acordo com orientador.

 

Matríz Curricular

 

Calendário do curso

 

CARGA HORÁRIA: 390 horas/aula + 30 horas/aula trabalho de conclusão de curso (TCC), totalizando 420 horas

 

DURAÇÃO TOTAL: 15 meses* + defesa do TCC (novembro a dezembro de 2022). *o cronograma poderá ser estendido em até 3 meses.

O diploma será expedido pela UFLA, certificado pelo MEC.

 

INVESTIMENTO: O valor do investimento para esse curso é composto por 18 mensalidades no valor de R$ 877,00.

 

NÚMERO DE VAGAS: O curso disponibiliza 65 vagas.

 

PERÍODO DE PRÉ-MATRÍCULA: 13/09/2021 à 01/10/2021

 

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO: EDITAL PRPG Nº 60/2021 – CPLS/PRPG/UFLA

 

Segue link direcionando para acesso para inscrições

 

Para mais informações sobre o curso envie um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em: