Pedagogia

Escrito por Camila | Publicado: Terça, 15 Agosto 2017 14:09 | Acessos: 2999

O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância tem como objetivo a formação de profissionais para atuarem como docentes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,nos cursos de Ensino Médio, na modalidade normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Visa, ainda, desenvolver habilidades e competências, contemplando diferentes âmbitos do conhecimento necessário à atuação do futuro profissional.

Como funciona os cursos

O curso tem  duração de 8 semestres e funciona com a oferta de disciplinas via ambiente virtual de aprendizagem, que na UFLA é chamado de campus virtual (mostra imagem do campus virtual), nele estarão as salas virtuais de cada disciplina.

Na sala virtual (mostrar imagem da sala virtual) se encontram materiais para estudos, videoaulas e atividades. Toda semana abrem atividades novas e o estudante sempre terá o prazo de uma semana para realizar os estudos e as atividades propostas, é o que chamamos de semana didática. Por exemplo, se as atividades da primeira semana didática abriram na segunda-feira às 12h, o estudante terá até a segunda-feira seguinte para estudar e realizar as atividades, portanto, sempre às segundas-feiras às 12h abrirão novos materiais e atividades que terão o prazo de uma semana para sua realização.

Podem ser ofertadas até três disciplinas simultâneas, que podem ter duração mensal, bimestral ou semestral. E quando se encerram imediatamente começam outras.

Aulas online

Todos as disciplinas oferecem pelo menos uma aula online que é transmitida no período noturno. A quantidade e o horário podem variar de disciplina para disciplina, mas normalmente são realizadas às 19h, uma vez por semana, com duração de 1h e a presença na aula não é obrigatória, pois a aula é gravada e fica disponível na sala virtual.

Encontros presenciais

Os cursos de graduação são ofertados em parceria com os polos de apoio presencial da UAB, e portanto, são programados encontros presenciais mensais no polo que o estudante escolher ao realizar a matrícula no curso. Nos encontros presenciais são realizadas aulas, avaliações, apresentações de trabalhos, atividades de extensão, entre outras. Os encontros presenciais são realizados aos sábados podendo ter atividades somente pela manhã ou manhã e tarde e a presença nos encontros presenciais é obrigatória.

As despesas de alimentação, viagem e hospedagem, se for o caso, fica a cargo de cada estudante. Então se você pretende fazer um curso de graduação na modalidade a distância da Ufla reflita se tem condições para o deslocamento e a frequência aos encontros presenciais.

Mediação Pedagógica

A mediação pedagógica é realizada pelo professor de cada disciplina e por uma equipe de tutores que atuam na sala virtual e também presencialmente no polo. Os tutores são responsáveis por tirar dúvidas acadêmicas e administrativas, dar apoio para questões de usabilidade, corrigir atividades, fomentar o engajamento e monitorar a frequência dos estudantes.

Interação entre participantes

Os cursos de graduação, na modalidade a distância da Ufla, são estruturados para incentivar as interações entre professores, tutores e estudantes visando uma construção coletiva do conhecimento, portanto, exige do estudante disponibilidade de tempo para a realização de atividades em grupo de forma remota e acesso frequente ao ambiente virtual.

Matriz curricular