Ir direto para menu de acessibilidade.

Recursos Educacionais

Escrito por Geral | Publicado: Quinta, 10 Agosto 2017 12:14 | Acessos: 4695

No intuito de colaborar com o docente no planejamento,  organização  e elaboração dos materiais didáticos que atendam as especificidades da EaD, a Diretoria de Educação a Distância (DIRED) disponibiliza profissionais, orientações e exemplos para apoiar o professor na sua produção.

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Para ministração dos conteúdos, os cursos a distância a Ufla utilizam ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para mediação do processo de ensino e aprendizagem com os estudantes. Utiliza-se o programa Plataforma Moodle, um dos mais completos AVAs disponíveis na atualidade, que apresenta uma grande variedade de recursos educacionais para disponibilização de conteúdos de diversos tipos e várias ferramentas de comunicação entre os participantes
Equipe de Designer Educacional::
A CEAD dispõe de uma equipe de designers educacionais composta por profissionais capacitados, que trabalham em conjunto com os docentes e equipe multidisciplinar na estruturação dos conteúdos, na escolha e adaptação de recursos específicos para a modalidade a distância e, ainda, no acompanhamento da implementação destes nas salas de aula virtuais.

Seguem alguns documentos utilizados para o planejamento de disciplinas na modalidade de educação a distância: 

  

Videoaula

É um recurso pedagógico de extrema importância em cursos na modalidade a distância, que objetiva a interação e integração entre as pessoas e os recursos didáticos envolvidos. Seguem alguns documentos que auxiliam na elaboração das videoaulas e alguns exemplos:

Exemplos de videoaula:

Banco de Imagens gratuitos ou para aquisição de imagens
O cuidado com o uso de imagens disponíveis na internet deve ser grande, pois estas podem ter direito autoral registrado. Para facilitar a busca por imagens gratuitas ou a aquisição do direito de uso de imagens, apresentamos uma lista com bancos de imagens para estes fins.
registrado em: