Perguntas frequentes sobre o projeto “Promovendo a disseminação do plugin “CourseStats” para gestão do tipo de utilização de salas virtuais no AVA Moodle”

Escrito por alexandresilva | Publicado: Sexta, 12 Abril 2024 12:18 | Acessos: 50

Esta página tem o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas das instituições interessadas em participar do Projeto Promovendo a disseminação do plugin “CourseStats” para gestão do tipo de utilização de salas virtuais no AVA Moodle.

1- Qual o objetivo do projeto?
Selecionar 10 instituições de ensino públicas ou particulares para realizar a customização do plugin para Moodle CourseStats que permite obter relatórios do tipo de utilização das salas virtuais.

2- O que é plugin?
É um programa, extensão ou ferramenta que pode ser adicionada no programa principal, no nosso caso o plugin CourseStats é adicionado no Moodle.

3- O que o plugin CourseStats faz?
O CourseStats mostra um relatório com a quantidade de salas virtuais utilizadas por categorias de cursos e também o tipo de utilização de salas virtuais no AVA Moodle. Entende-se por “tipo de utilização”, o modo como as salas virtuais são predominantemente utilizadas pelos professores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Coordenadoria de Educação da Distância da Universidade Federal de Lavras (CEAD/UFLA), há 4 tipos principais de utilização de salas virtuais:
- Ocioso: refere-se às salas virtuais que se encontram exatamente como foram cadastradas, ou seja, vazias;
- Fórum de notícias: refere-se às salas virtuais utilizadas pelo professor da disciplina apenas como um canal de comunicação com os estudantes, via fórum de notícias;
- Repositório de arquivos: refere-se às salas virtuais nas quais, além de fazer uso do fórum de notícias, o professor também disponibiliza arquivos, pastas ou hyperlinks de acesso a conteúdos didáticos;
- Arcabouço de atividades didáticas: refere-se às salas virtuais nas quais o professor não apenas envia notícias via fórum e disponibiliza arquivos, mas também utiliza outros recursos do AVA, tais como questionários, tarefas, quizzes, fóruns de discussão, chats, wikis, entre outros.
O plugin CourseStats é capaz de quantificar e classificar, de forma automatizada e em tempo real, as salas virtuais cadastradas no AVA Moodle, de acordo com os tipos de utilização mencionados anteriormente.

4- Quem desenvolveu o plugin CourseStats?
Foi a equipe do setor de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras.

5- Quem são os responsáveis pelo projeto?

6- Que tipo de instituições podem se inscrever para participar do projeto?
Instituições de ensino brasileiras sejam públicas ou particulares.

7- Existe algum custo para utilização do plugin CourseStats?
Não, o plugin é gratuito e se encontra disponível no repositório de plugins do Moodle.org.

8- Existe alguma taxa ou pagamento para a instituição que aderir ao projeto?
Não, o projeto é financiado pela Capes e as instituições participantes, sejam públicas ou privadas, não terão nenhum custo, seja pela customização ou pela utilização do plugin.

9- Quais os requisitos as instituições precisam ter para participar do projeto?
Utilizar o ambiente virtual Moodle como apoio a disciplinas dos cursos presenciais e ter um setor de T.I. que possa acompanhar a customização do plugin CourseStats.

10- Como vai ocorrer o desenvolvimento do projeto?
A equipe de analistas de negócios do projeto irá se reunir periodicamente com um representante de cada instituição e irá mapear o processo de criação e organização das salas virtuais e posteriormente irá encaminhar para a equipe de desenvolvedores do plugin para a realização das adequações necessárias para a realidade da instituição, depois serão feitos os testes e a implantação do plugin no AVA Moodle da instituição. Será realizada uma capacitação do setor de TI de cada instituição para a manutenção futura do plugin.

11- Como faço para aderir ao projeto?
Participe do Webinar: Promovendo a disseminação do plugin “CourseStats” para gestão do tipo de utilização de salas virtuais no AVA Moodle
Quarta-feira, 15 de maio · 14:00 até 15:00
Fuso horário: America/Sao_Paulo
Como participar do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/hwu-thoj-dhu

Se tiver necessidade de mais algum esclarecimento envie um e-mail para Alexandre Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em: